Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 18 DE OUTUBRO - DIA DO MÉDICO
Início do conteúdo da página
HOMENAGEM SIASS - UFCG

18 DE OUTUBRO - DIA DO MÉDICO

  • Publicado: Terça, 18 de Outubro de 2016, 07h00
  • Última atualização em Quarta, 19 de Outubro de 2016, 01h06
imagem sem descrição.

No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, profissional responsável por cuidar e promover a saúde das pessoas, da população em geral. A data foi escolhida em referência ao dia litúrgico dedicado ao apóstolo e médico Lucas, santo padroeiro da Medicina.

O médico é o profissional responsável por descobrir as enfermidades que atingem determinado paciente, fornecendo suporte e indicações adequadas para que haja a cura. Também indica formas de prevenir doenças e orienta o paciente para que esse possa ter uma vida mais saudável. A medicina é uma das áreas do conhecimento que mais exigem comprometimento e responsabilidade por parte do profissional.

Para ser um bom médico, é fundamental investir constantemente em aperfeiçoamento, qualificação, buscar novidades a respeito de descobertas científicas, conhecendo tratamentos e exames, bem como estar atento a novas doenças, que podem surgir a qualquer instante. A relação médico-paciente é essencial para o andamento adequado do tratamento. O paciente precisa se sentir à vontade para falar em detalhes o que lhe aflige.

É fundamental que o médico saiba se relacionar, abrindo espaço para questionamentos e dando explicações bem embasadas, de maneira atenciosa e cuidadosa. Embora em datas diferentes, a maioria dos países  valoriza os médicos ao determinar uma data significativa para lembrar de um personagem nacional no setor. Em 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico no Brasil, assim com em países como Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia e Inglaterra.

Nos EUA, o dia (Doctor’s day) é comemorado no dia 30 de março, aniversário da primeira vez que a anestesia foi administrada em um paciente, em 1842. A data foi oficializada através de uma lei, em 1990, pelo presidente George Bush. Na Índia, o dia do médico é em 1° de julho, em homenagem ao médico indiano Bidhan Chandra Roy. Ele foi homenageado com a mais alta condecoração civil do país, o Bharat Ratna, em 1961.

registrado em:
Fim do conteúdo da página